O Aprontando Uma mudou,

agora se chama Casa do Brincar.

17 de nov. de 2011

Ser Pai e Ser Mãe


Até pouco tempo o pai ocupava um papel pouco participativo nas famílias, atribuía-se a ele a ocupação com o trabalho e o papel de provedor financeiro, restando a mulher a responsabilidade de cuidar da casa e educar os filhos. O tempo passou, e muitas transformações aconteceram (econômica, social e de costumes), mas ainda vivemos resíduos culturais desta época em que as tarefas eram divididas desta forma.
Muitos pais ainda não se apropriam de uma paternidade mais afetiva, evitando participar de forma mais próxima do crescimento de seus filhos, assim como ainda há muitas mães que não conseguem dividir as tarefas com o companheiro, muitas vezes por culpa, mesmo trabalhando fora, ou por achar que o dever de educar os filhos é somente seu já que o marido é o provedor financeiro.
Há situações em que a dinâmica familiar não satisfaz o casal e não contribui de forma positiva para o desenvolvimento saudável da criança,  isso acontece quando falta um espaço para expor as opiniões, desejos e insatisfações de cada um, desta forma os conflitos tendem a aparecer com maior freqüência.
Com a grande variedade de configurações familiares que presenciamos na atualidade, não cabe mais um único modelo familiar, e sim pensar o modelo mais adequado para cada família, possibilitando que pai e mãe transitem no papel que se faz necessário a cada momento.
Hoje nos deparamos com as mais variadas situações no ambiente familiar: mães que trabalham e os pais ficam em casa cuidando dos filhos, mães que criam seus filhos sozinhas, pais que criam seus filhos sozinhos, guarda compartilhada, lares com mãe e mãe ou pai e pai, são tantas as variáveis que nos forçam a pensar de forma mais flexível, prezando pelo funcionamento saudável da família, com um leque maior de possibilidades e novos arranjos.
Maria Elisangela Nunes Carneiro é Psicóloga – CRP 06/98989, com formação em Psicologia da Maternidade, Psicologia Perinatal e Aleitamento Materno. Atende em consultório particular adultos, crianças, gestantes e vínculo mãe-bebê-família. Participa de palestras e cursos voltados ao tema Maternidade e Vínculo Pais-Bebê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails